Descomplicando o mundo tributário

Categoria:

A Importância do Planejamento Tributário em Época de Pandemia

Jusbrasil

Sabemos que todos os setores da economia que não são hoje considerados como atividades essenciais frente à pandemia da Covid-19 tem sofrido muito com perdas financeiras nesse período que nos assola.

Frente a isso, inevitável que os empresários hoje, independente de seu porte empresarial, pensem e se preocupem com o futuro de suas empresas e a como pensar em maneiras de sobreviver à essa crise pela qual estamos passando e que ainda terá reflexos econômicos em grande escala.

Nesse sentido, é importante que nesse momento de transformação, aprendamos a olhar para todas as dificuldades como oportunidades de mudar a linha de pensamento e a forma de enxergar as coisas.

Sempre defendi que toda a empresa, desde sua constituição, deveria ser assessorada por profissionais da área contábil e jurídica para desenvolver o melhor modelo de negócio e o mais rentável, traçando estratégias e mudando-as com o passar do tempo com base nos resultados.

Porém, em nosso país, nunca tivemos a cultura de trabalhar de forma preventiva, buscando a assessoria antes do problema acontecer.

Na realidade é totalmente ao contrário. Os empresários hoje só buscam soluções e contratam profissionais para planejar quando estão com problemas ou enfrentando crises.

Assim, frente a essa crise atual, necessário se faz planejar.

E nesse momento que somos todos obrigados a parar e olhar para tudo de uma maneira macro, seria o melhor momento para se ter um planejamento tributário e sucessório para aplicar após a pandemia.

Sabemos que o planejamento tributário é um conjunto de normas  que visam não só a diminuir o pagamento de tributos, como também a obtenção e gestão de recursos financeiros dando a possibilidade das empresas avaliarem sua gestão tributária, visando economia fiscal.

O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio fazendo um desenho melhor da maneira de geri-lo, procurando de forma legalmente aceita a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos, desde que jurídica e lícita.

Nesse cenário, o advogado tributarista, trabalhando em conjunto com contadores, vão observar as melhores saídas legais e analisar com muito cuidado os diversos regimes de tributação existentes bem como as operações lícitas que podem trazer redução do pagamento de tributos, dando aplicabilidade a isso.

Desta forma, nos resta crível entender que neste momento de tantas incertezas planejar tributos e economias fiscais com redução de custos é planejar o futuro.

Portanto, nesse período de pandemia os empresários devem aproveitar e buscar apoio jurídico para planejar seu futuro dentro de um novo cenário econômico e, com isso, trazer economia para seu negócio e possibilidades de ganhos futuros com a ampliação de novas visões negociais que esse tipo de assessoria pode trazer, já que tira a preocupação do empresário do giro da empresa e o deixa livre para tomar as decisões de gestão e de realização de novos negócios.